Incomodar quem incomoda
- Maria Antonieta Lemos
- 18 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Você é do tipo que fica quieto mesmo quando está incomodado?
Outro dia estava com uma amiga em um lugar público tentando conversar enquanto dois amigos ao nosso lado escutavam música numa caixinha de som. Comentamos entre nós o absurdo que era aquilo, mas continuamos ali, tentando nos adaptar à situação. E então minha amiga disse: porque temos medo de incomodar quem está incomodando?
Posso discorrer por horas sobre como eu fui ensinada a ser discreta, a não reclamar e a priorizar como o outro se sente antes de como eu me sinto. Este é um lado da questão, mas também há um outro lado.
Criamos coragem e fomos reclamar. Sabe qual foi a resposta deles? “Ah, desculpa, não sabia que estava incomodando. “ Se foi verdadeiro ou não, não sabemos, mas ao não verbalizarmos como a gente se sente a gente priva o outro de saber o impacto das suas ações nos demais. Além de calar a nossa voz, não damos a oportunidade ao outro de – talvez – mudar.
No fim eles abaixaram o som e continuamos nossa conversa tranquilamente. Nem sempre o desfecho será assim, mas posso te garantir que nos sentimos bem melhor porque colocamos pra fora algo que nos incomodava lá dentro.
Bora incomodar o incômodo?


