top of page

Foi você que atraiu

Não pude resistir... vou ter que escrever a Newsletter desta semana sobre a nova temporada de Casamento às Cegas!


Mas não vou fazer fofoca, não, e sim explicar como este programa mostra nitidamente porque você atrai as pessoas e situações que se apresentam na sua vida hoje.

Vou usar um casal específico como exemplo: o Jimmy e a Chelsea. Eles são a prova perfeita que corrobora alguns conceitos que aprendi sobre neurociência e psicologia.


Conceito #1: você se apaixona por quem está no mesmo nível de desenvolvimento pessoal que você

Eles foram os mais disputados durante a cabine e tiveram que decidir no último minuto com quem iam ficar. Jimmy estava entre a Jessica (uma mulher super segura que o desafiava o tempo todo e tem uma filha de 10 anos) e a Chelsea (uma aeromoça que se acha parecida com a Megan Fox – só isso já diz muito sobre o senso crítico da pessoa).

Já a Chelsea estava entre o Jimmy (meio tímido, carismático, sensível) e o Trevor (um cara mega musculoso que queria ser visto por quem ele é e não pela armadura que carrega no corpo).


Ela declara ter muita insegurança com seu corpo – que não tem nada de errado, mas um push up bra faria milagres – e já ter sido enganada antes. Jimmy demonstra se preocupar bastante com o aspecto físico e fica nas nuvens quando descobre que ela parece com a mulher do MGK. E isso fica ainda mais claro no episódio em que ele se encontra com pai, mãe e irmã e os 3 são obesos. Ele é o único magro da família. Tem alguma coisa aí.

O Trevor para a Chelsea seria uma escolha sábia, um cara seguro e tranquilo.

A Jessica para o Jimmy seria uma escolha ousada, uma mulher sem medo de dizer o que sente e de enfrentá-lo.


Mas não, eles optaram por alguém no mesmo nível de insegurança deles.


Conceito #2: o cérebro sempre busca evidências que provem que aquilo que você acredita sobre si mesmo é verdade

O maior medo da Chelsea é ser abandonada ou enganada. E se você observar as brigas que ela tem com o Jimmy é como se ela estivesse o tempo todo testando-o para ver se ele vai vazar ou não. As discussões sempre chegam no extremo do “vai, não vai” e partem das coisas mais bestas como ele não ter dito que a amava ou ter dado um beijo nela naquele dia. Mas nunca é sobre isso, sobre o beijo, sobre o fato.


A melhor, pra mim, é quando ela reclama que ele saiu à noite para um aniversário de uma amiga. Quando ele a apresenta para suas amigas uns dias antes ela diz achar o máximo que ele tenha amigas do sexo feminino. Mas o dia que ele a deixa dormindo em casa e vai parabenizar uma delas (e volta 90 minutos depois) ela se sente menosprezada e ainda alega que ele mentiu dizendo que ele não gostava de sair à noite e que ela não quer se casar com um cara baladeiro.


Ele, então, diz que não está disposto a abrir mão de suas amizades e BUM ela conseguiu o que ela – inconscientemente – queria: prova de que ele é capaz de abandoná-la.


Conceito #3: nossos relacionamentos são um espelho que reflete de volta aquilo que precisamos melhorar em nós mesmos

Autoexplicativo, né? Ela precisa superar o medo do abandono e escolhe um cara que encara todas as conversas e não foge da briga. Ele precisa ser menos superficial e escolhe alguém super inseguro com o aspecto físico.


E digo mais, provavelmente o Jimmy representa para a Chelsea alguém na sua infância de quem ela precisava de amor e não recebeu e ela representa para ele aquilo que ele rejeita na sua família: a falta de cuidado com o corpo.


É o match perfeito!


Para sair deste vínculo traumático eles precisariam reprogramar esta crença de que não são bons o suficiente e por isso não merecem coisa melhor, desbloquear a necessidade de validação externa e agir para dar a si mesmo o amor e cuidado que não receberam e quebrar este ciclo de busca e frustração.


Em duas semanas vai ao ar o episódio que mostra como os casais estão um ano depois do programa. Eu aposto que eles vão estar juntos. Quem vai apostar comigo???

 
 

MAGAZINE TITLE

bottom of page